As varizes e os vasinhos são problemas que atingem pessoas de várias idades e de ambos os sexos. Os tratamentos para acabar com eles vêm evoluindo, chegando a um método minimamente invasivo, sem necessidade de cirurgia: a escleroterapia com glicose.
O tratamento esclerosante de varizes consiste na aplicação de medicamentos por meio de pequenas seringas, com a intenção de secar os vasinhos e as varizes que surgem em determinadas partes do corpo. A escleroterapia com glicose surge como uma alternativa para quem sofre com esse problema que, além de trazer incômodo estético, pode ser prejudicial à saúde.
Preparamos este artigo para desvendar tudo sobre esse método, como ele é feito, se existem riscos, seus benefícios, além de apresentar a Med Varizes, a melhor opção em Minas Gerais para quem busca esse tipo de tratamento.
O que é escleroterapia com glicose?
A escleroterapia com glicose é um tratamento feito para eliminar varizes e vasinhos feito com a aplicação de medicamentos glicosantes por meio de agulhas, diretamente nas veias dilatadas.
A glicose para a escleroterapia é uma substância segura, sendo absorvida pelo corpo após o efeito nas veias. Em casos de pacientes diabéticos, o profissional indicará se esse tratamento pode ser feito e, se necessário, recomendará outra modalidade.
O tratamento é feito pelo angiologista e pode ser aplicado em vários tamanhos de veias. Como resultado, ocorre o desaparecimento das varizes ou dos vasinhos.
Variando de acordo com a gravidade de cada caso, os resultados podem ser vistos mais rapidamente ou mais lentamente. O tratamento pode ser chamado ainda de escleroterapia por injeção.
Como é feita a escleroterapia com glicose?
A escleroterapia com glicose é feita com a aplicação da solução hipertônica de glicose, que pode variar de 50% a 75%. O procedimento é feito com o auxílio de uma seringa, de forma que o medicamento seja aplicado diretamente dentro da veia.
O tratamento provoca incômodo por causa da agulha. Em poucos casos, pode provocar alguma reação alérgica à substância ou coceira.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões depende de cada caso. Por exemplo, existem casos em que uma aplicação é suficiente, já em outros serão necessárias algumas aplicações. Tudo vai depender do que o profissional indicar para o seu caso.
Para quem esse tratamento é indicado?
A escleroterapia com glicose é indicada para pessoas que sofrem com varizes e vasinhos nas pernas.
As varizes e os vasinhos podem ter muitas causas, mas as principais delas são:
- Genética
- Passar muito tempo em pé ou sentado
- Gravidez
- Pílulas anticoncepcionais
- Idade
Sintomas que indicam que você pode precisar da escleroterapia
A escleroterapia com glicose pode ser importante para evitar a evolução das varizes e dos vasinhos para doenças mais graves. Os principais sintomas que podem indicar que você precisa de uma consulta são:
- Ardência
- Mudança de cor na pele
- Câimbras
- Dores
- Veias dilatadas e sensíveis
- Dormência
- Sensação de cansaço
Quais os benefícios de realizar a escleroterapia com glicose?
Tanto a aplicação de varizes com glicose quanto a aplicação de vasos com glicose trazem benefícios, principalmente se comparadas a outros tratamentos. Vamos ver os principais deles.
Não é cirurgia
A escleroterapia com glicose não é uma cirurgia. Todo o processo é feito com agulhas, que causam apenas algum incômodo no momento da injeção.
Não deixa cicatriz
Por não ser necessário fazer cortes na pele, a escleroterapia com glicose não deixa cicatrizes. Em alguns casos raros, pode provocar leve vermelhidão pela injeção da agulha, sumindo logo depois.
Não demanda repouso
O tratamento é feito de forma simples, por isso não requer internamento ou repouso. Em alguns casos o profissional pode solicitar que o paciente use meia compressiva ou evite corridas e atividades pesadas, mas a rotina pode ser retomada após o procedimento.
Feita na clínica
Por ser um procedimento rápido, a escleroterapia com glicose pode ser feita na própria clínica, como no caso da Med Varizes.
Existe algum risco ao realizar esse procedimento?
A escleroterapia com glicose é um procedimento seguro, mas em alguns casos pode provocar reações, como alergia ao medicamento. Outras reações podem ser:
- Vermelhidão ou manchas escuras no local na aplicação
- Hematomas
- Inchaço
- Pequenas bolhas no local
Conheça outros tratamentos para varizes sem cirurgia
Além da escleroterapia com glicose, existem outros tipos de tratamento, que podem ser indicados para casos diferentes de varizes e vasinhos. Vamos ver as opções de escleroterapia disponíveis.
Escleroterapia ampliada
Também conhecido como escleroterapia especial, esse procedimento trata tanto os vasinhos quanto as varizes e ajuda na prevenção do surgimento de novas varizes. Geralmente precisa de poucas sessões, também é feita com injeções e oferece bons resultados.
Escleroterapia com espuma
Essa modalidade é indicada para os casos em que o paciente tem varizes grossas e maiores, geralmente as que mais doem e causam sensibilidade. O medicamento, transformado em espuma, é mais potente, sendo usado inclusive em veias grandes, como as safenas.
Realize o seu tratamento na Med Varizes
Considerada uma das melhores clínicas em Belo Horizonte para a escleroterapia com glicose e outras modalidades, a Med Varizes conta com equipamentos de ponta e profissionais capacitados para um melhor atendimento.
A Med Varizes respeita o paciente, proporcionando uma experiência única e personalizada desde o primeiro contato. Todo o tratamento é feito com profissionais que estão entre os melhores do Brasil e que ainda oferecem manutenção após o processo.
Conheça os nossos especialistas
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Dr. Guilherme Redó Monteiro é um dos melhores profissionais de Minas Gerais. Especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), tem experiência nas melhores clínicas do país.
A integrante da SBACV-MG Dr.ª Juliana Castro Pacheco Leite tem formação em Medicina e experiência nas melhores redes do estado. A médica ainda tem especialização em Cirurgia Vascular.
Com formação em Medicina e especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular na Santa Casa de Belo Horizonte, Dr.ª Milka Azevedo Borges tem experiência em várias clínicas do estado e integra a SBACV-MG. Na Med Varizes, ela aplica todo o seu conhecimento.
A Dr.ª Josiane Gonçalves de Almeida é formada em Medicina e faz parte da SBACV-MG. Ela tem residência médica em Cirurgia Vascular e especialização em Cirurgia Endovascular pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
A Dr.ª Roberta Xavier Campos é formada pela Faculdade de Medicina de Campos. Tem especialização médica realizada no Hospital Belo Horizonte e especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Dr. Roberto Lucas de Sena Avellar é formado em Medicina pela UFSJ com residência médica em Cirurgia Geral e especialização médica em Angiologia e Cirurgia Vascular pelo Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte.
Entre em contato conosco
Marque a sua consulta agora mesmo na Med Varizes. Basta acessar o site e preencher o formulário ou optar pelo chat online.
Caso prefira, ligue para o 0800 580 3787 ou procure as redes sociais da clínica. Seja para fazer uma escleroterapia com glicose ou outras modalidades, a Med Varizes é a melhor opção.